Studio Dança Mundi
Balé Clássico

MODALIDADES

Ballet

Originou-se nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica. O balé é um tipo de dança influente a nível mundial, que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança requer muita prática para um resultado satisfatório.

Moderno

A essência da dança moderna é a de olhar em frente, não para trás. É um meio, de o dançarino poder expressar seus sentimentos de um modo mais atual. Explora as possibilidades motoras do corpo humano, usa o dinamismo, o emprego do espaço e do ritmo corporal em movimentos. Pés no chão, sem pontas ou sapatos, apoiada em movimentos expressivos e temáticos inspiradas na realidade, e, sobretudo numa pesquisa de movimento individual e própria a cada artista.

Contemporâneo

A dança contemporânea reflete o contexto que a sociedade vive. Tem dentro de seu estilo a repetição, a fragmentação, a multiplicidade, o uso da referência de momentos passados ou atuais. A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um “corpo ideal”. Busca um sentido mais experimental, menos estratificado. A dança contemporânea explora uma paleta de procedimentos corporais distintos e transversais.

Jazz (Patchwork)

É uma das mais importantes formas de se expressar artisticamente, recebendo modos de diversos outros estilos e princípios técnicos do balé e dança contemporânea. É uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros. As aulas são voltadas para a expressão corporal e o improviso, marcação de quadril, ritmo e balanço. Ao final das aulas, normalmente ocorre uma seqüência coreográfica, a fim de que o praticante consiga aplicar as técnicas aprendidas. Utilizamos diferentes ritmos musicais, trabalhando com consciência corporal, mental e respiratória. O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento.

Burlesque

É uma dança sensual que ensina a  arte de se despir, é diferente do Strip Tease, é uma dança mais teatralizada, uma paródia sofisticada, sensual e menos vulgar. Traduz a liberdade da mulher se mostrar como ela realmente é, com sua forma física, magrinha ou rechonchuda, com sua atitude própria, com seu jeito mais debochado ou mais sensual, ou mesmo mais ingênua. O Burlesco é um direto descendente da chamada Commedia Dell'arte, uma forma de teatro de improviso que se realizava na Itália. Acompanhado quase sempre por músicas vintage (como jazz, por exemplo), é sutil e não chega até o final. E não é só nas noites que o gênero vem ganhando destaque. Cursos de dança burlesca são muito procurados atualmente.

Sapateado

É uma mistura do sapateado inglês, dança irlandesa e a dança africana com tambores, ritmos e movimentos. As danças africanas estão diretamente ligadas à natureza do sapateado com brincadeiras de danças rítmicas com batidas de tambor. O sapateado é uma dança democrática e plural, não exige padrões físicos, sexo ou idade, também aceita bem a influência de outras danças e artes.

Pode ser acompanhado por músicas dos mais diversos estilos e também pode ser dançado sem música, sendo ele próprio o suficiente instrumento produtor de um ritmo contagiante e mágico. No sapateado a parte mais importante é o trabalho dos pés.

Teatro musical

É um estilo de teatro que combina música, canções, dança e diálogos falados. Existem três componentes para um musical: a música, interpretação teatral e o enredo. O enredo de um musical refere-se à parte falada (não cantada) da peça; entretanto, o "enredo" pode também se referir à parte dramática do espetáculo. Interpretação teatral se relaciona as performances de dança, encenação e canto.

Dança do Ventre

É uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e Ásia Meridional. Seus movimentos aliados à música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, índia, Pérsia e Grécia. Com a invasão dos árabes a dança foi propagada por todo o mundo. Tecnicamente os movimentos são marcados pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco isoladas ou combinadas, ondulações de braços e mãos, tremidos (Shimmies) e batidas de quadril. É uma dança bastante sensual.

Dança Capoeira

Técnica de dança que transmite ao participante agilidade e flexibilidade e o desenvolvimento de novas habilidades para o corpo.

Danças Brasileiras

As Danças de Caixas (Cacuriá, Quadrilha, Bambaê de caixa), Ciranda de Roda, Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, Maculelê são algumas das danças mostradas nesta modalidade que valoriza a nossa cultura popular brasileira.

Dança Afro

A dança Afro é uma manifestação da cultura negra. Iniciou sua trajetória com o fim da escravidão e hoje é um instrumento de transformação social e difusão da história e cultura. A valorização da cultura negra nesta modalidade é o ponto primordial.

Danças Urbanas (Freestyle, House Dance e Wacking Dance)

Aula tem como objetivo apresentar vários estilos de dança vindas das culturas urbanas dos grandes centros. As primeiras influências vieram na época da grande crise econômica dos EUA, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Com movimentos fortes e expressão de energia, causando um impacto visual de forma positiva, pois cada movimento é visivelmente delimitado. Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade.

Um ritmo, onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais. Uma parte importante da aula é a aprendizagem de técnicas de aquecimento e relaxamento.

Mat Pilates

O Pilates é um método de controle muscular. Em grande parte os exercícios são executados com a pessoa deitada. É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral.

Ginástica Corretiva Postural

A Ginástica Corretiva Postural é uma modalidade de caráter preventivo e terapêutico, indicada a pessoas de todas as idades.

Ela proporciona o alívio das tensões e estresse diminuindo ou até eliminando dores e resulta na facilidade dos movimentos corporais.

A Ginástica Corretiva Postural complementa as técnicas de Pilates e RPG proporcionando consciência corporal nas atividades físicas de fortalecimento muscular sem riscos de lesão.

Danças de Salão

Refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal de dançarinos. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e até como competição.  Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidos no Brasil, como por exemplo: o Forró (do Nordeste), o Samba de Gafieira, Samba-Rock entre outras. No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas e estúdios de dança sendo eles: Bolero, Soltinho, Samba, Forró, Zouk, lambada, Salsa e Tango sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes ritmos.

Dança Teatral Criativa

Esta modalidade tem como objetivo fazer com que o participante trabalhe sua dicção, memorização, concentração, agilidade, noção temporal, espacial e o trabalho com inanimado. Torna-se possível criar situações voltadas ao corpo permitindo que a pessoa utilize com todas as possibilidades de expressar o corpo, fala, canto e demais formas artísticas.

Telefone: 11 2371 0320 | e-mail: contato@studiodancamundi.com.br | Endereço: Avenida Ibirapuera, 3239 - Conjunto Superior - Moema - São Paulo / SP

© Todos os direitos reservados. Studio Dança Mundi. Design por Ethel Shuña.